O Sweet Home 3D é uma aplicação que permite ao utilizador recriar facilmente uma nova decoração para a sua casa. Esta aplicação é de simples utilização, podendo o utilizador alternar entre planos 2D e 3D.
Com o Sweet Home 3D os utilizadores podem criar divisões utilizando dimensões reais e apetrechá-las com o mais diverso tipo de imobiliário e electrodomésticos. A grande vantagem deste tipo de aplicações é permitir ao utilizador a criação de ambientes tridimensionais muito semelhantes aos reais, possibilitando uma visão realista sobre a decoração de uma divisão.
O Sweet Home 3D vem com 75 tipos de mobília diferentes no entanto é possível através do site do fabricante importar gra-tuitamente todos aqueles exemplos de mobílias e objectos decorativos que tanto queremos em nossa casa.
Esta aplicação é de distribuição gratuita (http://www.sweethome3d.com) e encon-tra-se disponível em inúmeros idiomas incluindo o Português. Para além de estar disponível para diversos idiomas é compatível com as plataformas Windows, Mac, Linux e Solaris.
Category Archives: Notícias
Quake-Catcher Network
O “Quake-Catcher Network” (em Português, “rede para caçar terramotos”) é um sistema criado por sismólogos e investigadores de universidades da Califórnia, nos Estados Unidos da América.
Este sistema recorre às tecnologias de informação e comunicação para registar os movimentos sísmicos nos diversos pontos do planeta, encontrando-se implementado em 67 países. Estes investigadores criaram uma ferramenta que aproveitaa a tecnologia dos computadores portáteis, que permite detectar os movimentos bruscos de forma a minimizar os danos sofridos pelo equipamento.
Este sistema é gratuito e simples de utilizar. Apenas é necessário possuir uma ligação à internet, efectuar o download da aplicação e proceder à sua instalação. Depois, o software passa a enviar automaticamente para o centro de investigação todos os sismos que ocorram com uma magnitude superior a 4.0.
Este sistema só é considerado eficaz se existirem diversos computadores com o software instalado numa determinada região. Desta forma, evitam-se os falsos alarmes que podem advir, por exemplo, da queda acidental de um computador – o que poderia indicar um falso terramoto de grande magnitude. É improvável que vários computadores caiam ao mesmo tempo numa mesma zona.
Os mentores do “Queke Catcher-Network” estimulam por isso todos os utilizadores de computadores portáteis a instalarem o software, aumentando os pontos de informação para que, um dia, cada um de nós possa também ajudar a antecipar a ocorrência de um sismo.
O “Quake-Catcher Network” pode ser tirado gratuitamente do endereço http://qcn.stanford.edu/downloads/index.php
Phishing
Com o crescimento das tecnologias de informação, e com o aumento dos utilizadores de internet, surge um novo tipo de cyber crime conhecido por phishing. Este tipo de fraude tem como principal objectivo furtar aos utilizadores informações confidenciais das suas contas de home banking, cartões de crédito ou simplesmente palavras passe, com o intuito de as utilizar em proveito próprio.
Dos diversos canais de comunicação existentes na internet, o email é o canal privilegiado para este tipo de burla. Os piratas redigem um email fazendo-se passar por uma entidade fidedigna, utilizando logótipos verdadeiros das empresas alvo e enviando-os para um elevado número de pessoas, esperando que alguma “morda” o isco.
Apesar das mensagens serem quase sempre bastante bem redigidas, um utilizador informado poderá evitar este tipo de ataque, bastando identificar alguns dos sinais típicos associados a este tipo de fraude.
1º nenhuma empresa mundial solicita dados confidenciais dos utilizadores por email;
2º ignorar emails cujo os títulos sejam “A sua conta vai expirar em 48 horas”, “Verifique a sua conta”, “Clique no link para aceder à sua conta”;
3º não devemos pressupor que o endereço do remetente “gerente@bpi.pt”, apesar de parecer viável seja verdadeiro, já que é possível mascarar o mesmo;
4º não deveremos em caso algum responder a estes emails com qualquer dado pessoal, mas simplesmente ignorá-lo;
5º não clicar nos links que na mensagem de email;
6º ter atenção aos links que normalmente vêm com a mensagem, já que por norma vêm mascarados de forma a parecerem verdadeiros. Podemos sempre verificar a veracidade destes passando o ponteiro do rato sobre o mesmo até que apareça uma pequena caixa de texto com o endereço que neste caso é bastante diferente do originalmente apresentado.
Solid State Drive(SSD) vs Hard Drive Disk(HDD)
A tecnologia utilizada nos SSD é bastante diferente da utilizada nos HDD tradicionais. Ao contrário dos HDD, onde a informação é armazenada em discos giratórios, e a leitura é efectuada através de um sistema de agulhas, os SSD não possuem qualquer parte móvel, sendo a informação armazenada na tradicional memória Flash.
Os discos SSD são bastantes mais leves que os HDD. Um disco SSD de 2,5” pesa cerca de 48g, enquanto que um HDD do mesmo tamanho pesa cerca de 100g. Os SSD são bastante mais fiáveis e resistentes. Ao não possuirem qualquer parte móvel tornam-se mais resistentes ao choque, e por sua vez mais fiàveis, já que essas partes móveis são a principal causa de avaria dos discos tradicionais.
Os SSD são bastante mais eficientes energeticamente, não produzem qualquer tipo de ruído e para além disso não sofrem de aquecimento, trabalhando praticamente à temperatura ambiente.
Como desvantagens, destacam-se o elevado preço e a sua capacidades de armazenamento que é inferior à dos HDD’s normais. No entanto, e como em muitas outras tecnologias, o preço tende a baixar com o decorrer do tempo e da evolução Tecnológica.
Actualmente, a maioria dos fabricantes de NoteBooks do mercado, adoptou os SSD, tirando assim proveito do seu reduzido tamanho, da sua rapidez e fundamentalmente da eficiência energética, bastante importante neste tipo de dispositivos.
Cry translator
As novidades em torno do iPhone não param de nos surpreender. A empresa espanhola Biloop Technologic, S.L. desenvolveu uma aplicação que permite interpretar o choro dos bebés (Cry Translator). Esta aplicação permite decifrar cinco tons diferentes de choro de bebé. Com esta aplicação é possível em cinco segundos perceber o que aflige o seu bebé: sono; fome; dor; stress; cansaço.
Esta aplicação surge de estudos levados a cabo pelo pediatra espanhol Dr. António Portugal Ramírez, que comprovam que estes cinco tons de choro são universais.
Para além da aplicação interpretar o choro do bebé apresenta ainda sugestões para que as necessidades do bebé sejam facil-mente complementadas.
Esta aplicação encontra-se disponível na Apple Store por 7,99€. No entanto para quem quiser testar as capacidades deste tipo de ferramenta é possível experimentar a ferramenta Hungry Baby (versão compacta do Cry Translator) desenvolvi-da pela mesma empresa e que permite identificar se o bebé tem fome.
Apesar de as tecnologias poderem ser um complemento de apoio aos pais estes nunca devem descartar os seus instintos maternais construindo uma base de comunicação forte entre pais e filhos.