O “Quake-Catcher Network” (em Português, “rede para caçar terramotos”) é um sistema criado por sismólogos e investigadores de universidades da Califórnia, nos Estados Unidos da América.
Este sistema recorre às tecnologias de informação e comunicação para registar os movimentos sísmicos nos diversos pontos do planeta, encontrando-se implementado em 67 países. Estes investigadores criaram uma ferramenta que aproveitaa a tecnologia dos computadores portáteis, que permite detectar os movimentos bruscos de forma a minimizar os danos sofridos pelo equipamento.
Este sistema é gratuito e simples de utilizar. Apenas é necessário possuir uma ligação à internet, efectuar o download da aplicação e proceder à sua instalação. Depois, o software passa a enviar automaticamente para o centro de investigação todos os sismos que ocorram com uma magnitude superior a 4.0.
Este sistema só é considerado eficaz se existirem diversos computadores com o software instalado numa determinada região. Desta forma, evitam-se os falsos alarmes que podem advir, por exemplo, da queda acidental de um computador – o que poderia indicar um falso terramoto de grande magnitude. É improvável que vários computadores caiam ao mesmo tempo numa mesma zona.
Os mentores do “Queke Catcher-Network” estimulam por isso todos os utilizadores de computadores portáteis a instalarem o software, aumentando os pontos de informação para que, um dia, cada um de nós possa também ajudar a antecipar a ocorrência de um sismo.
O “Quake-Catcher Network” pode ser tirado gratuitamente do endereço http://qcn.stanford.edu/downloads/index.php
Quake-Catcher Network
Bookmark the permalink.